ONDA DE CALOR

 OS IMPACTOS NA SAÚDE E DICAS PARA SE PROTEGER

Os prejuízos ao organismo causados pelas altas temperaturas vão muito além do desconforto e começa quando a temperatura do ar supera a do corpo humano, de cerca de 36,5 graus Celsius.


O ser humano controla sua temperatura de duas formas, a primeira é por meio dos vasos sanguíneos que se dilatam para levar mais sangue até a pele, para que o calor possa ser irradiado para fora do corpo, o segundo é por meio do suor, que refresca a pela por evaporação, quando eles não funcionam, morremos. Os problemas mais preocupantes em relação à exposição solar no calor extremo são a insolação e a desidratação.

Obesos, mulheres, crianças, diabéticos, cardíacos e pacientes renais estão mais vulneráveis à onda de calor, assim como pessoas que trabalham por longas horas em ambientes expostos à intensa luz solar e pessoas que não têm acesso a ar condicionado, moram em casas mal ventiladas e se espremem em ônibus e trens lotados têm mais chances de sofrer estresse térmico.

Algumas formas de se proteger das altas temperaturas é evitando a exposição ao sol e ao calor, em especial entre 10h e 16h. Em temperaturas altas, procurar algum lugar para se refrescar, evitar atividades ao ar livre, especialmente durante o período mais quente do dia, usar roupas lever e de cores claras, beber água fresca ao longo do dia e utilizar protetor solar.


Saiba mais em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/03/13/onda-de-calor-os-impactos-na-saude-e-dicas-para-se-proteger.ghtml


Por Eduarda Moraes e Fernanda Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA