Aurora Boreal

 

Fonte: Impresionante Fotografía de una Aurora Boreal reflejada en un crater en Islandia (rednacionaldearte.com)


Aurora boreal é o nome designado ao fenômeno químico entre os ventos solares e a termosfera da Terra.
Os ventos solares surgem na camada mais externa do Sol que leva o nome de Coroa, os ventos solares são carregados de prótons e nêutrons, que entram em contato com a atmosfera de forma extremamente rápida, e a partir que os prótons e nêutrons entram em contato com gases presentes na atmosfera da Terra surge o fenômeno luminoso que pode ter maior predominância de determinadas cores a partir da quantidade de gases presentes, como por exemplo se tiver mais oxigênio irá aparecer mais das cores verde e vermelho, caso tenha mais nitrogênio irá ter mais das cores azul e roxo.
A aurora boreal pode acontecer em ambos hemisférios tanto Sul e Norte, porém dependendo do hemisfério o fenômeno leva nomes diferentes, no Norte e “aurora boreal” ou “aurora setentrional" já no Sul é “aurora austral”.
A fluorescência aparece predominantemente e intensamente em lugares de grandes altitudes e acima do círculo polar Ártico, também na faixa auroral que consiste em uma faixa de 2500 km a partir do Pólo Norte ou Sul em sentido aos continentes.
Alguns países no hemisfério sul têm maiores chances de acontecer a aurora boreal na América, temos os Estados Unidos mais especificamente o estado do Alasca e o Canadá, já na Europa temos a Islândia, Suécia, Noruega, Finlândia e a Rússia.
No dia 10 de junho deste ano, o céu foi o plano de fundo para um espetáculo de luzes. As auroras boreal e austral ficaram mais visíveis na América Central, Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra, o que impressionou os especialistas, visto que não é comum a presença de aurora austral em países da América do Sul.

Aurora boreal no estado do Oregon - Estados Unidos


Os fenômenos aconteceram devido a uma tempestade solar ou ejeção, que se trata da liberação de partículas solares. Ao entrarem em contato com o campo magnético e a atmosfera terrestres, as partículas emitiram luz.
A aurora austral foi vista em países vizinhos ao nosso devido a atividade magnética intensa que está ocorrendo no Sol, também chamada de mancha solar. As manchas solares fazem com que algumas partículas do sol sejam expulsas dele. Quanto mais intensa a atividade magnética solar, maiores são as chances de termos auroras boreais e austrais.
Caso você esteja se perguntando se existe a possibilidade de acontecer a aurora austral no Brasil, a resposta é que seria muito raro, porque o país não está perto dos polos. A tempestade solar teria que ser muito mais forte do que o normal para que esse fenômeno ocorra em terras brasileiras. A aurora não viria sem consequências negativas: aparelhos eletrônicos, como smartphones e computadores, correriam sério risco de explodir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA