DIFERENÇA ENTRE VACINAS ORAIS E INJETÁVEIS


27/05/2024


Quando você era criança, em algum momento já deve ter se perguntado a diferença entre vacinas no formato de gotinhas e injeções. Acredito que algumas vezes, já até pensou se não poderia trocar as agulhadas por apenas algumas gotinhas que se tivesse um gosto ruim, passaria logo após comer alguma coisa gostosa, não é mesmo?


A grande diferença, é que as vacinas orais, conhecidas como gotinhas, foram desenvolvidas para enfermidades que podem ser contraídas oralmente. Já as doenças que podem ser contraídas pelo ar, são desenvolvidas as vacinas injetáveis.


Há outra grande diferença também entre essas duas imunizações. As gotinhas normalmente são desenvolvidas através de vírus enfraquecidos em laboratórios para quando ingeridos pela boca, eles possam garantir uma imunidade no organismo, sem fazer mal. Já para a vacina injetável é usado o vírus inativado, pois assim ele é incapaz de se reproduzir no organismo. Os vírus inativados não podem ser desenvolvidos para uma forma oral, pois podem ir embora com as fezes, já que ele não irá reagir dentro do organismo.

Mas como isso funciona dentro do nosso corpo?


Quando um vírus invasor entra em contato pela primeira vez com o nosso organismo, o sistema imunológico irá produzir anticorpos para combatê-lo no nosso corpo. A vacina vem justamente para prevenir uma possível invasão, ela treina nosso corpo para que ele seja capaz de reconhecer o vírus no futuro e já criar anticorpos para combatê-lo.

Autoras: Stéffane Cristine e Thamires França.

Leia mais em: https://butantan.gov.br/bubutantan/por-que-nem-todas-as-vacinas-podem-ser-em-gotinhas  

https://butantan.gov.br/bubutantan/saiba-como-as-vacinas-que-voce-tomou-ao-longo-da-vida-agem-no-seu-corpo#:~:text=A%20vacina%20treina%20nosso%20corpo,o%20anticorpo%20celular%20de%20mem%C3%B3ria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA