Orientação e cuidado com a saúde em época de onda de calor!

 Orientação e cuidado com a saúde durante onda de calor!

- SEGUNDA. ABRIL 22, 2024



Brasil passa por uma nova onda de calor e altas temperaturas vão afetar principalmente as regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao menos cinco capitais devem bater recordes de temperatura que devem passar dos 40°C.  Para encarar esse calorão, o Ministério da Saúde reforça medidas importantes, principalmente quanto à hidratação.

A ingestão de água é fundamental porque o nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é essencial. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser espalhado por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares, até mesmo as pessoas que moram em lugares em que estão acostumadas com o calor têm de pensar em formas de se proteger durante o período de altas temperaturas.

“Idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas doentes ou acamadas são vulneráveis e merecem mais atenção. Idosos e crianças, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles”, alerta Agnes.  

Alguns cuidados essenciais para se proteger do calor:

- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.

Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar.

- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h.

- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar.

- Use chapéus e óculos escuros.

- Proteja as crianças com chapéu de abas.

Prevenção de queimaduras solares: O uso do protetor solar auxilia na prevenção das queimaduras solares, que não só causam dor, mas também aumentam as chances de danos à pele e o desenvolvimento de câncer de pele.

Evitar o câncer de pele: Utilizar protetor solar com frequência pode diminuir as chances de ter câncer de pele, incluindo o melanoma, que é a forma mais perigosa da doença.

Atrasa o processo de envelhecimento da pele: A exposição aos raios UV pode acelerar o envelhecimento da pele, resultando em rugas, manchas escuras e perda de firmeza. Utilizar protetor solar auxilia na redução desses impactos.

Proteção contra danos causados pelo sol: O sol pode causar danos permanentes à pele, como quebra de colágeno e elastina, levando a uma aparência mais velha e à perda de firmeza.

 Proteção contra radiação UV: Os raios UV podem penetrar nas nuvens e atingir a pele mesmo em dias nublados. Usar protetor solar diariamente ajuda a proteger contra danos causados pelo sol.

Não se esqueça de usar protetor solar diariamente, inclusive em dias sem sol, e renovar a aplicação a cada duas horas ou após praticar natação ou exercícios físicos intensos.


 Para saber mais acesse:

 https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/ministerio-da-saude-reforca-orientacoes-e-cuidados-durante-onda-de-calor

Por Tamyres Lima e Laryssa Alburquerque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA