É verdade que o espelho atrai raios?

 

Fonte: bagarai

Se tem no imaginário da população uma crença que diz respeito ao espelho atrair raios, diante de tal crença é possível ouvir dos familiares mais antigos que quando está chovendo é necessário sair de perto de espelhos pois atraem raios ou que quando estiver relampejando é necessário cobrir os espelhos com um pano  pois assim irá repelir- los.


Será que essas crenças são verdadeiras? Espelhos realmente atraem raios? A resposta é não! 


Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), o raio é o nome designado para um relâmpago que atinge o solo. Os relâmpagos são descargas atmosféricas de grande intensidade que  ocorrem dentro das nuvens de tempestade  a partir de cargas elétricas provocadas pelo atrito entre partículas de gelo. Quando o campo elétrico  produzido por essas cargas excede a capacidade isolante do ar, a descarga elétrica se forma. O relâmpago também pode ocorrer no interior de uma nuvem, entre duas nuvens ou de uma nuvem para o ar.



Fonte: Zona de Risco


O que atrai o raio é a altura relativa do objeto em relação ao solo, pois estruturas altas são pontos preferenciais para a queda de raios, como árvores, edifícios entre outros.


Como os raios preferencialmente caem em pontos altos é preciso se atentar a alguns cuidados para se proteger, pois os raios podem nos atingir e matar de forma indireta por meio de correntes que vêm pelo chão ou por objetos próximos devido a uma descarga lateral que se desloca do ponto atingido e encontra no corpo humano um caminho menos resistente para chegar ao solo. 



Fonte: Promoview


Para se proteger contra raios evite sair ao ar livre, ficar em áreas altas e perto de objetos metálicos, evite ficar embaixo de árvores, utilizar equipamentos ligados à rede elétrica e utilizar celular conectado em tomadas. 


Saiba mais em: http://www.inpe.br/webelat/docs/Cartilha_Protecao_Contra_Raios_Brasil_2020.pdf.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escargot e caramujo africano: a substituição que deu errado!

BENDITA CEBOLA, PORQUÊ NOS FAZ CHORAR? ...A QUÍMICA EXPLICA!

O Incrível Mistério das Galinhas "Sem Cabeça"