Você não deveria arrotar no espaço!

Visto que o nosso corpo não foi "projetado" para viver em um local sem gravidade, passar um longo período de tempo no espaço pode ocasionar uma série de dificuldades e limitações ao organismo dos astronautas que passam meses em missões espaciais; até mesmo necessidades fisiológicas básicas, como dormir e ir ao banheiro, podem ser uma dificuldade nessa situação adversa. Uma curiosidade em relação a isso é a questão da eliminação dos gases do organismo.


- O ex-astronauta canadense Chris Hadfield dentro da Estação Espacial Internacional (ISS), em 2001.

Os astronautas podem eliminar gases fora da Terra? Considerando que esses atos fazem parte da natureza humana, como controlá-los?

Em 2018, um usuário do Twitter perguntou ao ex-comandante da Estação Espacial Internacional, o astronauta canadense aposentado Chris Hadfield, se a curiosidade escrita em uma tampinha de refrigerante era verdade: “Astronautas não podem arrotar no espaço”. Hadfield confirmou a veracidade da informação e também explicou os motivos. “Você não pode arrotar no espaço porque o ar, a comida e os líquidos em seu estômago estão todos flutuando juntos como bolhas volumosas. Se você arrotar, você vomita na boca. Então, adivinha para onde vai o ar preso?”

Ou seja, os astronautas até conseguem arrotar, mas isso não recomendado devido à falta de gravidade. Aqui na Terra, quando temos gases presos no estômago, eles sobem pelo esôfago por serem mais leves do que a comida e os sucos gástricos, mas no espaço, o gás não sobe, e
le permanece misturado com todas as outras coisas que estão no estômago, sendo assim, se o gás é expelido pela boca, o que sai é uma espécie de mistura entre arroto e vômito.

Essa curiosidade é um dos motivos pelos quais os astronautas possuem uma dieta muito bem equilibrada e não podem comer qualquer coisa quando estão no espaço, na década de 1960, cientistas realizaram experimentos para determinar qual dieta espacial produziria menos flatulências. Em razão disso, feijões e outros alimentos considerados pesados, como repolho e couve-de-bruxelas, foram removidos do cardápio de missões espaciais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escargot e caramujo africano: a substituição que deu errado!

BENDITA CEBOLA, PORQUÊ NOS FAZ CHORAR? ...A QUÍMICA EXPLICA!

O Incrível Mistério das Galinhas "Sem Cabeça"