Você não deveria arrotar no espaço!
Visto que o nosso corpo não foi "projetado" para viver em um local sem gravidade, passar um longo período de tempo no espaço pode ocasionar uma série de dificuldades e limitações ao organismo dos astronautas que passam meses em missões espaciais; até mesmo necessidades fisiológicas básicas, como dormir e ir ao banheiro, podem ser uma dificuldade nessa situação adversa. Uma curiosidade em relação a isso é a questão da eliminação dos gases do organismo.
Os astronautas podem eliminar gases fora da Terra? Considerando que esses atos fazem parte da natureza humana, como controlá-los?
Em 2018, um usuário do Twitter perguntou ao ex-comandante da Estação Espacial Internacional, o astronauta canadense aposentado Chris Hadfield, se a curiosidade escrita em uma tampinha de refrigerante era verdade: “Astronautas não podem arrotar no espaço”. Hadfield confirmou a veracidade da informação e também explicou os motivos. “Você não pode arrotar no espaço porque o ar, a comida e os líquidos em seu estômago estão todos flutuando juntos como bolhas volumosas. Se você arrotar, você vomita na boca. Então, adivinha para onde vai o ar preso?”
Essa curiosidade é um dos motivos pelos quais os astronautas possuem uma dieta muito bem equilibrada e não podem comer qualquer coisa quando estão no espaço, na década de 1960, cientistas realizaram experimentos para determinar qual dieta espacial produziria menos flatulências. Em razão disso, feijões e outros alimentos considerados pesados, como repolho e couve-de-bruxelas, foram removidos do cardápio de missões espaciais.
Comentários
Postar um comentário