CANSAÇO: rotina exaustiva ou saúde?

 CANSAÇO: rotina exaustiva ou saúde?


O cansaço é algo recorrente para a maioria da população nos dias de hoje, e geralmente atribuímos esse cansaço apenas a rotinas demasiadamente ocupadas. No entanto, pode haver outras causas, como problemas de saúde. Nesta publicação, pretende-se enumerar algumas delas.

A primeira possibilidade é a Diabetes, doença  em que a glicose do sangue não chega a todas as células e por isso falta energia no corpo para realizar as tarefas. Além disso, o excesso de açúcar no sangue faz a pessoa urinar bastante, causando perda de líquido. A diabetes pode ser identificada por exame de sangue, glicemia em jejum, e diagnosticada por um endocrinologista. O tratamento é por meio de remédios, e dieta específica, de acordo com as necessidades apresentadas.

Outra doença é a anemia, que consiste na falta de ferro no sangue. Pode ser identificada também com exame de sangue , na qual o tratamento se baseia na dieta. 

A terceira possibilidade é a apneia do sono, caracterizada pela falta de ar nos pulmões durante o sono, que pode acontecer por breves períodos, várias vezes durante a noite, prejudicando o sono e o descanso do indivíduo. Ao dormir mal, é normal acordar muito cansado, ter cansaço muscular e sentir sono durante o dia. O médico, especialista em distúrbios do sono, pode solicitar um exame chamado polissonografia  e o tratamento será baseado no motivo da falta de sono.

Outra doença que pode afetar o sono é a depressão, a qual possui um dos sintomas típicos sendo o cansaço físico e mental frequente, deixando o indivíduo sem ânimo de realizar suas tarefas diárias e até mesmo de trabalhar. Apesar de ser uma doença que afeta a parte mental da pessoa, ela também acaba afetando o corpo. O acompanhamento é feito com psicólogo e psiquiatra.

Por fim, uma outra questão são problemas na tireoide. Como os hormônios tireoidianos são responsáveis por manter o metabolismo acelerado, quando estão afetados, o cansaço se instala. Esses problemas podem ser identificados pelo endocrinologista através dos exames de sangue TSH, T3 e T4. O tratamento é feito com medicamentos receitados pelo médico para manter os níveis hormonais sob controle, porque assim o metabolismo volta ao normal e o cansaço desaparece.

Portanto, ao notar cansaço excessivo na rotina, busque ajuda de um profissional.




Gabriela Maria e Roberta Fernandes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escargot e caramujo africano: a substituição que deu errado!

BENDITA CEBOLA, PORQUÊ NOS FAZ CHORAR? ...A QUÍMICA EXPLICA!

O Incrível Mistério das Galinhas "Sem Cabeça"