A importância de se exercitar



A prática de exercícios físicos traz incontáveis benefícios, tanto para a saúde física como para a saúde mental, que impactam em todos os aspectos da vida do praticante. No entanto, para que as diferenças sejam sentidas, é importante que os exercícios sejam levados a sério, como um hábito. Nesse sentido, apresentamos benefícios e dicas que consideramos merecer destaque.


  • Benefícios da atividade física para o organismo

Uma das primeiras mudanças que podem ser percebidas com a prática regular de exercícios é o aumento da disposição para as atividades do dia a dia. Quanto mais se estimula o corpo, melhor ele responde – principalmente se os exercícios forem aliados a uma alimentação balanceada, que forneça os nutrientes em quantidade adequada. Simultaneamente, traz vantagens como:

-Redução da pressão arterial;

-Melhora das estruturas ósseas e musculares;

-Ajuda ao sistema imunológico para combater doenças;

-Prevenção de osteoporose, diabetes e risco de infarto;

-Melhora da postura e de eventuais dores;

-Ação contra obesidade e doenças associadas a ela;

-Melhora do HDL (colesterol bom) e diminuição do LDL (colesterol ruim);

-Aumento da resistência de músculos, ligamentos e tendões;

-Ação como aliado no combate ao tabagismo;

-Melhora do sistema cardiorrespiratório;

-Contribuição para a absorção dos nutrientes pelo organismo;

-Retardamento do envelhecimento;

-Melhora da qualidade do sono.

Ainda além, pessoas que já tenham algum tipo de doença também podem contar com esses e muitos outros benefícios da prática de exercícios físicos. Quando acompanhadas por um profissional especializado, exercícios personalizados podem melhorar – e muito – sua qualidade de vida e seu prognóstico. Esses são apenas alguns dos benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde do organismo. Embora este tenha a tendência de poupar energia, a movimentação sempre fez parte do desenvolvimento do ser humano, e é um hábito que deve ser mantido.


  • Benefícios da atividade física para a mente e o cérebro

Além de trazer melhorias para a saúde do organismo, a prática de exercícios físicos traz diversas vantagens para a saúde mental, emocional e também para o cérebro, como:

-Combate os hormônios ligados ao estresse;

-Aumenta a serotonina (hormônio do bem-estar);

-Pode agir como válvula de escape para problemas do dia a dia;

-Ajuda a desenvolver e aumentar a autoestima;

-Melhora o fluxo de sangue para o cérebro, desenvolvendo raciocínio e memória;

-Pode melhorar as interações sociais;

-Ajuda a lidar com problemas como ansiedade, pânico e depressão;

-Melhora da qualidade de vida.

Assim, não apenas traz inúmeros benefícios à saúde física, como melhora o humor, a capacidade mental e a disposição para realizar as demais atividades da vida.


Mas, como dar o primeiro passo?

Na correria da rotina e das demandas diárias, muitas vezes as pessoas deixam a prática de exercícios como algo secundário, que em pouco tempo acaba ficando para trás. Assim, é importante reservar alguns momentos semanais para se dedicar ao seu bem-estar, sem o qual é impossível ter bom desempenho nas demais atividades do dia a dia. 

Para isso, deve-se buscar um estabelecimento especializado em preparar treinamentos adaptados à sua rotina e disponibilidade, que entenda suas limitações, suas demandas e seus objetivos para que você possa alcançar sua melhor performance.


E qual a frequência ideal de exercícios físicos?

Não há uma frequência ou quantidade perfeita para a prática de exercícios físicos. Essa questão é relativa, e varia de acordo com os objetivos, as limitações, a disponibilidade e o próprio metabolismo do indivíduo. De forma mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o exercício físico seja realizado por volta de 3 vezes na semana, mas esta frequência pode variar para mais ou para menos de acordo com a modalidade e a individualidade de cada um. O mais importante é começar, mesmo que seja uma vez por semana, porém de maneira adequada, com o acompanhamento de um profissional habilitado para orientá-lo adequadamente e assim alcançar todos os benefícios da atividade física.



Gabriela Maria e Roberta Fernandes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escargot e caramujo africano: a substituição que deu errado!

BENDITA CEBOLA, PORQUÊ NOS FAZ CHORAR? ...A QUÍMICA EXPLICA!

O Incrível Mistério das Galinhas "Sem Cabeça"