Tecnologias aliadas à educação: O processo de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea

 Na última década pudemos acompanhar de perto um processo de grande desenvolvimento tecnológico, os celulares, computadores e smart tvs estão por toda parte, nos bombardeando com informações saídas de milhares de plataformas digitais, é nesse contexto que faz-se necessário discutir sobre os benefícios e malefícios do uso das ferramentas tecnológicas na construção do conhecimento, principalmente quando estamos falando do ambiente escolar, e o processo de ensino-aprendizagem, que também foi ao longo dos anos sendo atravessado por essas novas formas de consumir conteúdos. Quais são os desafios impostos pela sociedade contemporânea diante da diversidade de conhecimentos no mundo globalizado? 


Aqui, é importante lembrar que quanto mais informações possuímos, mais exigências vão surgir no que diz respeito às responsabilidades que envolvem pesquisar, e analisar criticamente esses conteúdos, a alienação por parte dos indivíduos, que acabam consumindo e crendo em informações inverídicas sem sequer ter o instinto de questioná-las, é um dos perigos da utilização irresponsável dos recursos tecnológicos. De acordo com Silveira e Bazzo, “é necessário fazermos uma avaliação crítica sobre a tecnologia, sua constituição histórica e sua função social, no sentido de não só compreender o sentido da tecnologia, mas também de repensar e redimensionar o papel da mesma na sociedade” (2009, p.183). 

As dificuldades antes vivenciadas pelos estudantes em busca de fontes de pesquisa, hoje se resumem a apenas um clique e toda uma gama de informações aparece bem à sua frente, o importante nessas situações é que o professor saiba mediar essa relação dos educandos com as tantas informações que eles recebem, incentivando os alunos a buscá-las, organizá-las, mensurá-las e objetivá-las de acordo com sua necessidade, motivando-os a exercer uma consciência crítica. 

Assim, cabe à escola procurar meios de promover essa integração tecnológica de maneira saudável, oferecendo meios para a produção de um conhecimento contemporâneo crítico e indagador. As tecnologias não são vilãs, e podem favorecer o processo de aprendizagem de diversas maneiras, como mostra a pesquisa "O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?", Iniciativa do movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung, que buscou analisar a visão de 4 mil professores sobre o uso de ferramentas tecnológicas no primeiro semestre de 2017. O estudo revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia na escola no Brasil, e que 34% dos professores participantes apostam que o maior impacto positivo do uso de tecnologia na escola é a motivação dos alunos, pois os dispositivos tecnológicos fazem parte de suas vidas e são algo do interesse dos jovens. 

Você pode acessar a pesquisa clicando AQUI 

Alunas: Júlia Louise e Jaciara Santos


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