PROTEÇÃO CONTRA AS ENCHENTES: ENTENDA A ESTRATÉGIA DE TÓQUIO


Tóquio está localizada em cima de cinco sistemas fluviais turbulentos e dezenas de rios individuais que aumentam naturalmente de volume a cada ano. Com a urbanização intensa, a rápida industrialização e extração de água imprudente, que levaram algumas regiões a afundar, acentuaram a vulnerabilidade da cidade.

Dessa forma, foi construído o Canal Subterrâneo de Escoamento da Área, escondida a 22 metros de profundidade, faz parte do Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana, um sistema de 6,3 quilômetros de túneis e câmaras cilíndricas, como um labirinto subterrâneo de túneis junto a linhas de metrô e gasodutos que cruzam a cidade, que protegem o norte de Tóquio de inundações.

O sistema que protege a capital japonesa, funciona da seguinte maneira: o canal drena a água de rios de pequeno e médio porte no norte de Tóquio e bombeia para o Rio Edo, que aguenta o volume com mais facilidade, quando o Rio Edo já está a ponto de transbordar, o sistema direciona a água para os tanques presentes no canal de escoamento.

No canal, existem cinco tanques cilíndricos de 70 metros de altura, os tanques estão interligados por meio de uma rede de 6,3 quilômetros de túneis subterrâneos, e medida que o Rio Edo recupera a sua capacidade, o canal reduz seu fluxo, para que o sistema possa bombeá-la para o rio.

Por Eduarda Moraes e Fernanda Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA