Como o sistema digestório afeta a saúde bucal.

 

Como o sistema digestório afeta a saúde bucal.




A conexão entre a saúde bucal e a saúde digestiva é muito importante, pois após a boca e o esôfago, o estômago é o próximo destino para os alimentos. Isso mostra como esses aspectos estão interligados e influenciam a saúde como um todo.

Então como podemos manter nossa boca e nosso intestino saudáveis? A maneira como você ingere os alimentos é uma ótima maneira de começar a manter a boca e o intestino saudável.

O papel dos dentes no processo da digestão

O processo de digestão começa quando o alimento ou a bebida são ingeridos pela boca. As glândulas salivares presentes na nossa língua são essenciais nesse processo, pois produzem enzimas que auxiliam na quebra dos amidos e gorduras, além de lubrificar a passagem dos alimentos no estômago através do esôfago. Mesmo somente ao ver certos alimentos, as glândulas salivares já começam a agir.

O mau posicionamento dos dentes e a presença de infecção na região dentária podem comprometer a mastigação e a digestão. Dentes mal posicionados exercem pressão desigual durante a mastigação, causando desconforto e tensão muscular, resultando em dor durante a alimentação, por isto os dentes tem uma importância muito grande na digestão, pois com eles conseguimos cortar, triturar, e rasgar os alimentos e com isso acaba facilitando o processo de digestão. De acordo com especialistas, quando ingerimos alimentos sem mastigar adequadamente, parte dos nutrientes e energia não são absorvidos corretamente, o que dificulta a entrada no nosso organismo.

As medidas que você pode ter para preservar a saúde bucal e contribuir com a digestão:

Podemos seguir algumas recomendações como: realizar consultas regulares com o seu dentista, consumir uma alimentação equilibrada de proteínas, frutas e vegetais, cálcio e grãos integrais, evite a ingestão de alimentos e bebidas ricos em açúcar, como refrigerantes, energéticos e sucos. Faça também a higiene bucal, escovando os dentes e a língua duas vezes ao dia com creme dental que contenha flúor, e use o fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência à noite antes de dormir. Certos alimentos podem promover uma melhor saúde bucal e estomacal.

Sinais orais de problemas digestivos:

Especialistas alertam que os primeiros sinais de problemas digestivos podem ser vistos na boca. E, muitas vezes, seu dentista é a primeira pessoa a fazer o diagnóstico. Doenças digestivas e desequilíbrios dentários andam de mãos dadas. Abaixo está uma lista de indicações de problemas digestivos que seu dentista procura durante as consultas de rotina: -Sangramento nas gengivas -Cândida oral ou aftas -Manchas vermelhas em suas gengivas -Defeitos de esmalte como desgaste de esmalte poderia indicar ácidos de   refluxo intestinal, anorexia entre outros.

É seguro dizer que se você sofre de problemas digestivos, pode causar problemas orais e vice-versa. Esta é mais uma boa razão para visitar seu dentista regularmente e fazer com que ele fique de olho nos sinais de problemas de digestão em sua boca.

 Para saber mais e outras dicas acesse o link a seguir: https://www.dentista-em-santos-gonzaga.com.br/sua-saude-bucal-pode-afetar-sua-saude-digestiva

Elaborado por: Laryssa Alburquerque e Tamyres Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA