BOLHAS PRA TODO LADO

 


23/04/2024


Você sabia?

Os medicamentos efervescentes, podendo ser comprimidos ou em pó, são medicamentos solúveis que são compostos por uma base carbonada e um ácido orgânico e que em contato com a água, geram um monte de bolhas. Essas bolhas ocorrem devido a uma reação química que acontece devido ao encontro desse medicamento junto à água, que produz gás carbônico e libera essas bolhas.

E você sabe o por quê que os comprimidos efervescentes se dissolvem mais rápido com água em temperatura ambiente do que em água gelada?

Porque o calor ajuda na reação. O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio (aquele pozinho que você já deve ter usado quando estava com dor de barriga), ele e mais um ácido. Quando colocadas na água, essas substâncias reagem. Mas como funciona essa reação? Como em qualquer outra combinação química, o calor acelera o processo. “Para que uma reação aconteça, é preciso que as moléculas das substâncias envolvidas se choquem umas com as outras”, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo

Imagina agora uma marcha de soldados, as moléculas ficam ordenadas desta forma se a água estiver muito fria, o movimento das moléculas é bem menor e a chance delas trombarem também é pequena. À medida que a água esquenta, aumentam as chances da colisão e consequentemente a reação passa a ocorrer com mais rapidez, que nem num pega-pega no recreio, as moléculas têm mais movimento e acabam se esbarrando, com isso há a liberação de gás carbônico, que forma as bolhas em que o comprimido se dissolve.

Isso também faz sentido na dissolução de um remédio efervescente como comprimido ou em pó. Os comprimidos efervescentes tem uma menor dissolução pois as partículas que estão na superfície que reage com as moléculas da água, já os remédios efervescentes em pó, dissolvem mais rápido, pois as partículas estão fragmentadas e possui um maior contato com a água. 


Leia mais em:  https://super.abril.com.br/comportamento/liquido-gelado-faz-comprimido-efervescente-borbulhar-devagar

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-um-remedio-efervescente/mobile

                        Steffane Cristine e Thamires França.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA