Alimentos desidratados tem valor nutricional?

 Nós já sabemos que alimentos ultra processados como biscoitos recheados e salsichas não tem muito valor nutricional e não fazem bem à saúde, mas e os alimentos desidratados, será que eles perdem seu valor nutricional? 

 
 

A técnica de desidratar os alimentos é muito antiga e costumava-se colocar os alimentos em longos períodos no sol, podendo durar dias, semanas ou até meses para que esses alimentos  perdessem ficar secos, ou seja, sem água. Atualmente, o processo de desidratar os alimentos é feito por sublimação (do estado sólido para o gasoso) ou seja o alimento é congelado e água também congelada passa diretamente para o estado gasoso. 

 

 

 

 Também tem uma forma mais caseira de desidratar os alimentos que é cortá-los bem finos e levar ao forno. Mas será que durante esse processo, os alimentos perdem seu valor nutricional? 

 

 

A resposta é NÃO, o alimento que passa pelo processo de desidratação sofre perda de água, mas o seu valor nutricional continua o mesmo. 

 

 

Outro benefício das frutas e legumes desidratados é a durabilidade quando devidamente armazenado, pois como o alimento perde água, a proliferação de microorganismos é bem menor do que seria na fruta em seu estado original.  

 

 

 

Agora que você já sabe que os alimentos desidratados não perdem valor nutricional mas só água, que tal testar em casa, no seu forno mesmo a desidratação de alguma fruta que goste? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escargot e caramujo africano: a substituição que deu errado!

BENDITA CEBOLA, PORQUÊ NOS FAZ CHORAR? ...A QUÍMICA EXPLICA!

O Incrível Mistério das Galinhas "Sem Cabeça"