O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

Vivemos em um mundo “conectado”, as telas estão presentes na vida de muitas pessoas e isso desde a infância por meio da televisão, tablet, smartphone ou computador. Você já deve ter escutado a seguinte frase: Não fique tão perto da TV, faz mal aos olhos, ou já deve ter ouvido falar que ficar por muito tempo na frente da tela faz mal.  

Mas será que isso é verdade, ficar tempo demais em frente ao computador ou celular, faz mal as vistas? A resposta é sim, o uso exagerado da tela pode causar vários malefícios a saúde dos olhos como veremos a seguir.  



Imagem: Bigstock 


Ficar olhando para distâncias muito pequenas, ao mexer no computador, tablet ou celular por grandes períodos, pode causar problemas de visão e também para a saúde. Mas porque isso acontece? Esses aparelhos possuem uma tecnologia chamada LED (Light  Emitting  Diodes, em português, Díodo Emissor de Luz) que emite radiação em alta frequência e pode causar problemas como a síndrome do olho seco e até mesmo doenças de córnea.  


Além disso, o uso excessivo de telas pode prejudicar o sono e o metabolismo. Isso porque a luz azul emitida por esses aparelhos interfere no nosso ciclo circadiano, que é como se fosse o ritmo que nosso corpo segue durante o dia, para que quando há mais luz tenhamos mais disposição e impulso para fazer as atividades mais produtivas como estudar e trabalhar, e durante a noite quando há menos luz o nosso corpo se prepare para descansar e dormir para recuperar a energia. Mas se durante a noite ficamos expostos à luz artificial dos nossos celulares o nosso corpo pode ficar confuso, não é mesmo? 




Imagem: Istock Photo 


Você sabia que a alimentação também é importante para a saúde dos olhos? A vitamina A, contribui na diminuição da síndrome do olho seco, a vitamina B atua como antioxidante contribuindo positivamente para tratamentos de miopia de grau elevado, a hipovitaminose D promove alterações funcionais na musculatura ciliar, levando ao relaxamento e provocando a miopização (aumento no poder de convergência da luz) e por fim a vitamina E, que protege os olhos do estresse oxidativo que defende o epitélio pigmentar da retina.


Minerais como o Cálcio, o Zinco e o Magnésio também são importantes para a saúde dos olhos, pois a falta deles causam espasmos acomodativos e miopização. 

 

Mas então, e agora? A solução é parar de usar todos os aparelhos tecnológicos?


Claro que não! A tecnologia trouxe muitas coisas boas consigo! Através dos aparelhos e da internet nós podemos nos divertir, podemos nos comunicar com as pessoas em qualquer lugar do mundo, e podemos aprender muitas coisas novas (como o que você está aprendendo aqui neste blog com a gente, não é mesmo?). Porém, temos que usar essas vantagens com responsabilidade!  


Existem algumas dicas que podemos seguir para diminuir os efeitos prejudiciais do uso de telas para nossos olhos. Um deles é o cuidado com a temperatura e o ar, que podem causar o ressecamento dos olhos. O ideal é que a temperatura esteja entre 18°C e 27°C ou 18°C e 23°C, com uma umidade relativa do ar 55% a 65%.  


Além disso, é recomendado fazer algumas pausas no uso das telas, e não permanecer por longos períodos olhando para um computador ou dispositivo móvel. Devemos também lembrar sempre de piscar bastante, já que quando olhamos para as telas ficamos tão concentrados que piscamos menos vezes que o normal, o que é prejudicial para nossos olhos.  


Outra dica é usar um exercício de relaxamento visual chamado palming, que nada mais é que apoiar os cotovelos sob uma mesa e apertar levemente as mãos (lembre-se, as mãos devem estar limpas!) sobre os olhos fechados por dois minutos. Devemos também evitar o uso de telas próximo da hora de dormir, para não prejudicar nosso sono e o ritmo do nosso corpo! 



Imagem: Istock Photo 


Agora que você já sabe do cuidado que se deve ter com os olhos ao usar telas, você pode ficar mais tranquilo em relação a isso! E não se esqueça de colocar em prática as maneiras de diminuir os efeitos ruins. Cuide de você e das pessoas que você convive! Também podemos fazer atividades sem o celular e computador, ao ar livre, conversar com os amigos e com os familiares! 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA