O frio, o vento ou a ingestão de alimentos gelados causam gripes e resfriados?

Fonte: Shutterstock | Yuganov Konstantin


“Cuidado com a friagem”, “calça um chinelo menino, senão você vai ficar resfriado!”, ou então “veste uma blusa de frio para não pegar uma gripe!” são frases que ouvimos constantemente de nossas mães e avós. Tem-se por parte do senso comum que não se pode pegar friagem ou consumir alimentos e bebidas geladas pois causa gripe e resfriado. 

Mas será que isso é verdade? Sair sem blusa em um tempo frio ou consumir bebidas geladas pode causar gripe ou resfriado? A resposta é não, o frio e o vento, bem como alimentos e bebidas geladas não causam doenças do aparelho respiratório, como as gripes e os resfriados. 

Gripes e resfriados são doenças infecciosas, a gripe é causada pelo vírus Influenza e o resfriado pelo Rhinovírus, mas pode ser provocado pelo parainfluenza e pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que geralmente acometem crianças. A intensidade dos sintomas de uma e outra também faz diferença, no caso da gripe os sintomas são mais fortes e podem evoluir e causar complicações como a pneumonia, o resfriado ao contrário da gripe tem gravidade menor e sintomas mais leves.


Fonte: Depositphotos

Mas se o frio e o gelado não causam gripe e resfriado, como surgiu esse mito? Essa crença é antiga e a desinformação existe porque o contato com temperaturas menores do que a do corpo humano desencadeia esses reflexos de espirro e tosse, essas reações nada mais são do que um reflexo de defesa para buscar manter as áreas respiratórias úmidas e quentes, no entanto, essas reações devem durar somente o tempo de exposição ao frio ou à chuva, ao voltar para o ambiente térmico adequado, essa reação diminui e tende a desaparecer rapidamente. 

Quando a pessoa se expõe repetidas vezes, ela pode ter a impressão de ser algo contínuo, e se emendar com um quadro viral, pode parecer que a culpa foi da chuva, do frio, ou do alimento gelado. 

Outra relação que pode ter sido motivo de despertar essa crença nas pessoas é o fato de que em tempos frios as pessoas costumam ficar mais em ambientes fechados, com muitas pessoas e pouca circulação de ar, o que acaba facilitando a transmissão do vírus.


Fonte: Depositphotos

Todavia, resfriados e gripes acontecem por ação de um microrganismo vivo, que circula independentemente da temperatura. O resfriado e a gripe são transmitidos de forma fácil, sendo que o mero contato com partículas de saliva e secreções de uma pessoa que está resfriada ou gripada é capaz de fazer com que novas pessoas desenvolvam essa condição. É por isso que é essencial manter uma boa higiene das mãos, além de manter a circulação de ar em ambientes fechados, mesmo nos dias mais frios de inverno. 


Veja mais em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7891285/mod_resource/content/1/Resfriado%20comum.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA