A importância do sono e da alimentação para a saúde

 Com o passar dos anos, é notório observar como o dia a dia das pessoas estão se tornando cada vez mais acelerado. Acordar, estudar, trabalhar, ir à academia. As rotinas se encontram cada vez mais apertadas. 

Durante o dia estamos ativos, mas de noite nosso cérebro começa a se preparar para um descanso. Funcionamos como um relógio, onde, dependendo do horário, nosso corpo se prepara para comer, dormir, se exercita, etc... Todos nós já tivemos em uma festa até tarde da noite ou tivemos dias cheios de tarefas sem tempo para comer, ou dormir adequadamente e depois sofremos as consequências. Os cientistas chamam esse fenômeno comum na vida dos brasileiros de ritmo circadiano.

Com isso, estamos ficando menos expostos à luz solar, consumindo mais alimentos ultra processados e ficando sedentários devido ao tempo que passamos em frente as telas. Esses fatores, faz com que o organismos humano sofra um desequilíbrio e consequentemente demostre alterações no humor, aumento do estresse, falta de orientação, problemas de memória, cansaço e ansiedade. 

Para piorar, nossa flora intestinal, também sofre muitas alterações como aumento na pressão arterial e desregulação dos hormônios que controlam a apetite. Isso ocorre, pelo fato da flora intestinal, também, ter seu horário de funcionamento. 

Sendo assim, ao entender que nosso corpo funciona como uma espécie de relógio, ao mudar os horários, sempre, drasticamente que comemos ou dormimos, afetamos todo o funcionamento do nosso organismo. Ter noites de sono adequadas, uma alimentação balanceada e equilibrada é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, tanto interna como externa. 


Saiba mais em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c167xl8jrj2o


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA