Higienização dos alimentos: importância e como fazer corretamente

 POR QUE E COMO DEVEMOS HIGIENIZAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES CORRETAMENTE


As parasitoses estão entre as doenças mais comuns do mundo, atingindo cerca de 25% da população, segundo dados da (OMS) Organização Mundial da Saúde. Entretanto, este índice poderia ser menor se todos adotassem simples cuidados com a alimentação, já que a ingestão de alimentos contaminados está entre as principais causas do problema. Contudo, lavar os alimentos corretamente é uma das atitudes mais importantes para evitar os parasitas intestinais.

Apesar de haver tratamento para as parasitoses- feito com medicações que matam os vermes e protozoários- atitudes simples e práticas do dia a dia já são capazes de ajudar na prevenção. Mesmo não sendo a mais recomendada, a simples lavagem dos alimentos com água, desde que seja de fonte segura, já permite a eliminação mecânica da maioria dos ovos e cistos. Portanto, o cuidado com a higienização dos alimentos frescos e ingeridos crus- como frutas, verduras e legumes-, é o mais necessário, importante para a eliminação de possíveis impurezas do local onde ele foi comprado, de micróbios e parasitas que também podem estar presentes nesses alimentos.

Siga as orientações referentes a forma mais adequada de higienização dos alimentos:

Primeiramente, e se for necessário, retire as partes que não servem para consumo. Por exemplo: quando a alface está com alguma folha danificada, mas o restante está bom; quando o cacho de uvas possui algumas unidades ruins, mas o restante está bom, etc. 

Em seguida, lave suas frutas, verduras e legumes em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente.

Depois, você deve colocar de molho em água clorada. (As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água. Se a sua água sanitária (sem alvejante e perfume) for com 2,5% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 2,5%, dilua 1 colher de sopa para cada litro de água. É sempre importante conferir as instruções do fabricante. Deixe de molho por 10 a 15 minutos (varia de acordo com o cloro utilizado, se atente ao rótulo).

Por fim, enxague novamente os alimentos, em água corrente, e estarão prontos para consumo. 



-Gabriela Maria e Roberta Souza.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA