Qual a importância da formação de um professor de Ciências crítico?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS CRÍTICO?

Ao pensarmos na formação do professor de Ciências do Ensino Fundamental, é relevante ter em vista a discussão acerca da importância da formação de um professor de ciências crítico. Nesse contexto, é preciso ter em consideração que a formação do docente envolve um grande desafio. Entretanto, a formação de um professor de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental revelasse como uma questão ainda maior, uma vez que requer não somente o preparo, mas a adequação dos materiais, dos conteúdos e da forma de uma maneira que faça com que o aluno dos anos iniciais venha compreender o que é verdadeiramente ciência e o que não é ciência. 

Nessa perspectiva, formar um professor de ciências crítico é fundamental considerando esse cenário apresentado no início do texto. Mas também tendo em consideração os desafios da ciência na sociedade atual. Tendo em consonância, que o avanço das falsas ciências e do negacionismo da ciência diz respeito aos desafios enfrentados na atualidade, principalmente, no cenário pandêmico e pós pandemia. 
Frente a isso a importância da formação de um professor de ciências crítico inclui um trabalho que reforce na graduação a pesquisa, o estudo e o acesso a obras e materiais bons. Sob esse ângulo, a importância da formação de um professor de ciências crítico envolve preparo, dedicação, empenho, estudos, pesquisa, dúvida, incertezas acerca da sua própria certeza. 

Afinal, é a dúvida que alimenta a ciência e que a torna tão interessante. Como exemplo demonstrado na aula que a filosofia, a metafísica e a teologia tentam procurar um gato no quarto escuro, mas não encontra nenhum sinal, ou às vezes finge que encontrou. Enquanto, a ciência é a única que busca acender a luz para verdadeiramente buscar encontrar pistas do objeto, material ou outra questão procurada. Por fim, é fundamental ter em evidência que a formação de um professor de ciências crítico não acontece de uma hora para outro, mas ocorre de forma gradual e constante.


Cleodineia de Assis Vieira e 
Isabela Matilde Santana de Almeida
Belo Horizonte, 11. 04. 23


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA