Estudo da Astronomia + Indicação Literária

 A Astronomia nos auxilia na compreensão de fenômenos naturais, como a duração dos dias, semanas, meses e anos, dessa forma, conhecendo mais sobre essa ciência, é possível agir e pensar sobre as possíveis influências que ela exerce sobre nossa vida. Entretanto, é possível usar esse conhecimento em atividades muito práticas, como prever as marés e estudar a queda de asteroides sobre nosso planeta. Portanto, a principal importância e objetivo de estudar astronomia, em qualquer idade, seja na infância, adolescência ou já na fase adulta, é que essa ciência desperta sentimentos e inquietações que ajudam o sujeito a consolidar uma postura científica diante de fenômenos naturais inspiradores. 


Nesse sentido, a BNCC prevê o estudo da astronomia em todas as séries da escolarização, através do eixo "Terra e Universo", de modo a se aprofundar nesses conhecimentos e aumentar a complexidade dos estudos de acordo com a faixa etária e nível de conhecimento dos estudantes, como ocorre em todos os campos de estudo. A exemplo: no 5° ano do ensino fundamental 1, no Objetos do Conhecimento "Constelação e Mapas Celestes, Movimento de Rotação da Terra, Periodicidade das Fases da Lua, Instrumentos Ópticos" aborda as habilidades:


(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. 

(Constelações e Mapas celestes).


(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

(Movimento de Rotação da terra).


(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

(Periodicidade das fases da lua).


(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância 

(luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, 

microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e 

discutir usos sociais desses dispositivos.

(Instrumentos óticos- projetar e construir dispositivos).


O livro "O mais sensacional guia intergaláctico do espaço" por Ideias-brilhantes da Companhia das letrinhas, ilustrado por Liza Swerling e Ralph Lazar, com texto de Carole Stott é um livro sem ordem de leitura tradicional. Podemos ler de forma convencional mas não é necessário, pois cada página tem uma coletânea de informações que se interligam mas não precisam umas das outras. O sumário elucida alguns dos temas que serão tratados, como : anel de resíduos, planetas gigantes, robôs exploradores e galáxias cintilantes. Logo na primeira página temos os seguintes tópicos: planetas-anões, resíduos planetários, vida, as estrelas, estrelas jovens, estrelas maduras, aglomerado de estrelas, fim das estrelas, aglomerado de galáxias, tipos de galáxias, nebulosas, superestruturas, leis universais, luas planetárias, planetas distantes, sistema solar. São duas páginas focadas em explicar o big-bang, outras duas para as galáxias cintilantes, mais duas para falar sobre astrônomos e engenheiros espaciais. Além disso, há uma página explicando sobre o telescópio e sobre os aparelhos de engenharia espacial, falando inclusive sobre o futuro dos robôs em Marte. Também existem páginas incríveis que falam sobre nossa estrela, atmosfera, constelações, buraco negro, estágios das estrelas. Portanto, é um livro que ensina astronomia de uma forma super versátil e didática, podendo ser aproveitado por professores ao ministrar suas aulas ou estudado de forma individual por qualquer pessoa que já saiba ler.





Por Gabriela Maria e Roberta Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVERNO CHEGANDO, COMO SE PREVENIR CONTRA A GRIPE?

O uso de aparelhos eletrônicos faz mal aos olhos?

FAKE NEWS SOBRE A DENGUE PREJUDICA A PREVENÇÃO DA DOENÇA